Thursday, July 14, 2011

Compras em sites internacionais

Muita gente me pergunta como comprar papéis de carta em sites internacionais. Resolvi fazer um pequeno "tutorial" para ajudar quem deseja ter a alegria de receber um pacotão cheio de papéis cheirosos em casa ;)

Você precisa de duas coisas (além do seu computador, de acesso à internet e de dinheiro, é claro rsrsrs) para fazer compras em sites internacionais:
  • Saber ler em inglês
  • Um cartão de crédito internacional
Mas não precisa ter conta no Paypal? ACHO QUE NÃO PRECISA. Isso porque, ao ser direcionado para a página do paypal, há a opção de informar os dados do cartão de crédito OU de fazer o login no paypal. Eu tenho conta lá, por isso nunca usei o pagamento direto. Mas você pode tentar e nos dizer como foi :P

Vou mostrar um passo a passo de compra para dois sites que conheço. Um deles é o Janet Store http://www.janetstore.url.tw/ Acho que esse é conhecido de muitas. A Janet tem preços muito bons. O que pode assustar é o frete, que na maioria das vezes custa o mesmo que o pedido. Mas vale a pena, eu acho. Para ter uma estimativa do preço do frete, veja aqui. Para o Brasil, o envio é sempre registrado.

Primeiro, faça uma conta no site. Desta forma, seu carrinho de compras é salvo (você pode escolher e comprar só depois - se não acabar, é claro, e pode adicionar produtos a uma wishlist). Para fazer a conta, vá no link "Your account" que fica na parte de cima da página. Não vou dar os detalhes aqui porque já tenho minha conta, mas acredito que seja simples.

Esta é a página inicial da loja (clique sobre as imagens para ver em tamanho maior):

Na parte esquerda tem uma lista de todas as categorias do que ela tem para vender. Se quiser ver os papéis de carta com envelope, vá em "Letter sets". Os blocos de papel sem envelope são os "Letter pads/Letter papers" e os blocos de notinhas, "Memo notepads". Essas seções estão divididas por categorias/marcas de papéis. Tem muita coisa! Você vai perder um bom tempo escolhendo o que vai comprar.

Escolha os produtos e adicione ao seu carrinho com o botão "Buy Now" ou "Into my cart". Ou adicione os itens à sua wishlist (lista de desejos) caso queira comprar mais tarde. Mas atenção: alguns produtos se esgotam rápido! Principalmente os blocos Sanrio e Snoopy.

No carrinho de compras (shopping cart) você tem os itens que escolheu, a quatidade, valor e também o peso e o valor do frete. Quando o peso for menor que 0,8kg, adicione cerca de U$1,50 para o registro. Para encomendas maiores de 1kg o registro já está incluso. Aproveite o valor total do frete. Veja, por exemplo, que você para o mesmo valor para um pacote que está entre 2,5 e 3kg, U$50,20. Então coloque no seu carrinho itens que somem 3kg ou que estejam perto disso, assim você não gasta dinheiro no frete à toa.

Aqui está um exemplo do carrinho de compras:

Veja que abaixo são informados dois valores de frete: AIR e EMS. EMS chega bem rápido, mas é mais caro e tem maior probabilidade de ser taxado pela Receita, principalmente se for um pacote grande (mais que 2kg). Eu já fiz vários pedidos neste site e a única vez que a receita me taxou foi quando pedi 3kg via EMS.


Falando em Receita, não dá para saber de antemão se sua encomenda será taxada ou não. Eu acho, apenas acho, que quando você compra apenas itens de papel e pede o envio AIR, a probabilidade de ser taxado é menor. Nunca comprei deco tape ou outras coisas que não fossem blocos, por isso não sei como a Receita lida com essas coisas. A Janet sempre declara um valor menor e põe a encomenda como "GIFT" (presente), para evitar a Receita, mas isso nem sempre funciona.

Agora vamos ao pagamento da dolorosa rsrsrsrs. Depois de umas 3 horas escolhendo, quando você já tiver decidido o que comprar, clique no botão "checkout". Na próxima tela, escolha o tipo de envio, confira seu endereço e confirme no botão "continue". Caso queira enviar para outro endereço (de qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo para onde ela poste encomendas), clique no botão "Edit Address" e adicione o outro endereço.

Na próxima tela você vai escolher pagar imediatamente com o paypal ou pagar depois, também com o paypal. Pode também deixar um recado para a Janet, caso queira. Nesta tela ela avisa que, após efetuar o pagamento no paypal, você deve clicar no link que diz "Return to Merchant" ou "Return to JanetStore". Quando você faz isso, ela automaticamente recebe a confirmação do seu pagamento e já começa a processar seu pedido. Se você não clicar no link que redireciona para a página da loja, terá que enviar email para ela avisando que já pagou.

Após escolher pagar agora "Pay Now" ou pagar depois "Pay Later", clique em "Continue" e será apresentada a última tela:

Estando tudo certo, confirme sua compra "Corfirm Order". Você será então levada para a página de pagamento, que é parecida com essa aqui:
(eu não fiz o print screen desta tela, achei uma na net). 
Veja que você tem a opção de informar os dados do seu cartão ou de logar no paypal. EU SEMPRE ENTRO NA MINHA CONTA DO PAYPAL, MAS ACHO QUE É POSSÍVEL PAGAR DIRETO COM O CARTÃO.
Após o pagamento, não esqueça de clicar no link que te direciona de volta para a página da Janet.
Pronto. Agora é só roer as unhas esperando sua encomenda. Ela enviará alguns emails confirmando o pagamento e o envio do pedido.

Uma dica para as marinheiras de primeira viagem: se estiver insegura, faça uma compra pequena, assim você perde o medo... Se acontecer algo, o prejuízo não será tão grande.

Espero ter ajudado. Depois faço o passo a passo para a Bigkeyleestore. Lá você não tem conta na página, acho que essa é a principal diferença.

Boas compras!

No comments:

Post a Comment